Editar fotos no Photoshop Online

Seguramente mais de uma vez tenha-se perguntado como fazer uma montagem de fotos. Hoje nós vamos falar do Photoshop online e você verá como, mesmo nunca tendo mexido com editores de imagem, poderá editar fotos sem precisar depender de mais ninguém. Vale lembrar, é claro, que os melhores resultados são obtidos com a prática. Mas porque não começar hoje mesmo a usar o
Photoshop online?
Seguindo este simples passo a passo você vai se familiarizar com o editor de fotos e começar a fazer suas primeiras edições no Photoshop Online

Editor de Fotos Photoshop Online

Quando a página do editor online carregar completamente, você verá essa tela. 
Ela lhe dá cinco opções para iniciar sua edição de fotos online. Vamos por partes.




1. “criar uma nova imagem”, como o próprio nome já diz, você irá abrir uma área em branco para começar a trabalhar. É excelente para fazer montagens ou até mesmo desenhos. É recomendada para você que não vai fazer tratamento de foto, que irá criar a capa para seu Facebook ou uma imagem para postar na sua timeline.
Resumindo, se for fazer algo que envolva mais de uma imagem, esse é o recomendado. Para começar nesta opção basta clicar nela. Mais a frente (neste mesmo artigo) irei explicar como continuar daqui.

2. “abrir imagem do computador”, é para você que irá usar uma imagem para tratá-la, ou fazer uma edição que só usa essa quantidade, ou que ela seja o fundo... Enfim, esta para quando você já tem uma imagem para começar tudo e é o centro das atenções.
Para abrir a foto é só clicar na opção e navegar pelas pastas até achá-la. Clique na foto e, em seguida, clique em abrir.

3.“abrir imagem de url”, funciona do mesmo jeito que a segunda opção. A diferença é que você irá usar o URL (endereço) da imagem e pode ser pego em sites, Google ou do sua Rede Social favorita.
Para ter o URL que ele pede, a imagem precisa estar salva em algum site e postada como pública. Arraste a foto para uma nova aba clicando nela, segurando e arrastando para o sinal de mais (+). Nessa aba ele irá mostrar um endereço, copie ele todo e cole na caixinha que se abrir quando você escolher a opção três no editor. Por fim, dê ok.

4. “abrir imagem da biblioteca”, ela lhe dá várias opções sobre onde a sua imagem poderá estar salva e pegá-la para edição. Mas você só pode usar este recurso se tiver conta no próprio editor (conta online, claro) ou no Google. No mais, funciona igual aos dois anteriores.
Para ter acesso à biblioteca, basta clicar nesta opção e fazer login na janelinha que abre.

5.A última opção não é para abrir a área de edição. É apenas um atalho para você salvar o photoshop online em seu celular.

Ferramentas do Photoshop Online

Clique na primeira opção para ter acesso à área de trabalho e ver as ferramentas. Ele irá abrir uma caixinha exatamente assim:

  • A primeira caixinha é para dar nome para sua edição. 
  • A segunda são as medidas exatamente nessa ordem: Largura x altura. Onde 800 é a largura (da esquerda para a direita) e 600 é a altura (de baixo para cima). Tendo essa ordem em mente, você pode usar os tamanhos pré-definidos pelo editor ou digitar as suas próprias.
Com a área de trabalho liberada, note que ele lhe abriu vários “menus”. Vamos utilizar todos.
Na imagem temos o menu de edição. É ele o responsável por essas ferramentas: 

1 – Corte demarcado. Com essa ferramenta selecionada, você corta apenas aquilo que te interessar. Basta arrastar em cima da foto até obter o que precisa. Vale lembrar que o que será jogado fora é a área não selecionada.

2 – Mover.Use-a para mover a foto pelas camadas.

3 – Letreiro. A pesar do nome, ele faz selecionar uma área com o arrastar do mouse. Com essa área selecionada você pode copiá-la, cortá-la, pintá-la...

4 – Laço. O laço também serve para seleção, mas diferente do Letreiro, a seleção não é em linhas retas, ela vai seguir o movimento do mouse como se você estivesse desenhando.

5 – Varinha. A varinha também é para seleção. Ela selecionará tudo da mesma cor, contanto que não tenha outra cor para interromper a ligação. Em outras palavras, em um quadro dividido em dois onde o lado esquerdo é vermelho e o direito é branco, se clicar no vermelho ele selecionará apenas o vermelho.

6 – Lápis. O lápis desenha, risca... Dependerá apenas da sua afinidade com o mouse.

7 – Pincel. O pincel pinta de várias formas. Em set main color você escolhe a cor que deseja usar para pintar, seleciona o pincel e note que no menu de cima algumas opções apareceram. Uma bolinha um pouco desfocada com o 50 ao lado. Opacidade com o 100 ao lado. Três opções desmarcadas: Hard tip, dispersar e difundir.
Esse menu definirá como o pincel irá agir.

8 – Borracha. A borracha apaga. Ela tem um menu parecido com o do pincel, porém, reduzido. Nele você editará o tamanho da borracha e a opacidade. Essa edição dirá se ele apagará tudo conforme você passa o mouse no que deseja apagar, ou se ele apenas vai deixar opaco.

9 – Lata de tinta. Escolha uma cor no set main color, use uma das ferramentas de seleção para delimitar onde desejar pintar e clique na seleção com o balde de tinta selecionado.

10 – Degradê. É o responsável por criar efeitos de duas cores bem fundidas. Para selecionar as cores que você deseja, clique nele e olhe para o menu do topo novamente. Mais uma vez temos a opacidade, que determinará se ele ficará um pouco transparente ou não, e o próprio degradê com um retângulo branco e preto.
Clicando nesse retângulo você poderá escolher as cores clicando na seta que aponta para a cor (clique na parte colorida da seta).

11 – Carimbo.O carimbo é usado para clonar. Com CTRL selecionado, clique na imagem que deseja clonar e afaste a seta do mouse até onde desejar fazer o clone. Depois solte e vá deslizando o mouse até ter o resultado desejado.

12 – Substituição de cor. Apenas substitui a cor de uma forma muito parecida com o pincel.

13 – Desenho. São as formas geométricas. No menu do topo você escolhe o formato, tamanho e modelo.

14 – Desfoque. Desfocar é deixar uma parte da imagem um pouco embaçada. Use o menu para definir o grau do efeito.

15 – Nitidez. Igual ao anterior, mas ao invés de embasar, melhora a iluminação.

16 – Borrar. Borra criando um efeito de pintura.

17 – Esponja. Retira os pontos escuros realçando a cor.

18 – Subexposição. Deixa a cor forte ainda mais forte.

19 – Superexposição. Diminui a intensidade do brilho (da cor).

20 – Redução de olhos vermelhos. Clicando neste, clique apenas nos olhos vermelhos. Ele irá tirar/reduzir o pigmento vermelho.

21 – Recuperação das manchas. Diminuirá as manchas.

22 – Inchar. Cria um inchaço no ponto em que você clicar.

23 – Sucção. Diminui o ponto em que você clicar.

24 – Seletor de Cores. Com ele selecionado, clique em um ponto da foto em que você deseja copiar a cor. Ele irá jogar a cor para o set main color facilitando o uso.

25 – Texto. Para adicionar textos, frase ou simples títulos em sua edição. Basta clicar onde deseja escrever.

26 – Mão. Apenas mexer na edição para ver editar em outros pontos sem alterar as arrumações.

27 – Zoom. Aumentar.

28– Set main color. Sua paleta de cores.

Nas janelinhas laterais você apenas vê suas ações. Apenas a do meio é a mais importante.
O editor de fotos Photoshop Online trabalha com camadas aumentando as suas chances de minimizar erros. O ideal é que cada ação importante seja feita por camada, assim, se você errar e não puder dar o famoso “desfazer” por já ter excedido o limite, basta excluir a camada defeituosa.

Por fim, mas não menos importante, o menu do topo.


  1. Em “arquivo” você pode escolher fazer uma nova edição, abrir uma nova imagem (para uma nova edição), salvar em seu computador ou manda direto para a impressão.
  2. Em “Editar” você pode ver os atalhos ou até mesmo fazer o famoso “copiar e colar”, “desfazer”, “selecionar tudo” e muitos outros.
  3. Mas o segredo deste menu está em “Camada” que é a onde você irá adicionar mais de uma imagem em uma mesma edição. Clique em “Camada” para abrir as opções e depois em “Abrir imagem como camada”. Faça isso sempre que quiser adicionar mais imagens.
  4. No "ajuste" você faz o tratamento da imagem através do brilho e contrastes, níveis de iluminação e outros.
  5. "Filtro" são os efeitos que você pode utilizar em sua foto quando ela já estiver quase pronta.

Comece sua edição de fotos agora!

Editar imagens não é como um passe de mágica. Demanda prática, atenção e criatividade, sem mencionar que você precisa ter conhecimento das ferramentas.
Agora que lhe demos o principal – o conhecimento das ferramentas- e a forma perfeita de usar o photoshop online sem precisar ficar navegando em busca dele, o que te impede de começar agora mesmo?